[Spoilers] Os números da ‘Batalha dos Bastardos’

A batalha pela qual temos estado à espera há meses está quase a chegar. É já no próximo domingo na HBO, e na segunda no Syfy Portugal, que estreia o episódio ‘Batalha dos Bastardos’, o nono da sexta temporada de Game of Thrones.

Já ouvimos muito sobre o que se avizinha e parece ser consensual de que se trata de uma das maiores cenas da série, talvez mesmo a maior. Mas de que forma isto se traduz em números? A Entertainement Weekly deu-nos uma ideia.

600 membros da equipa

Foi este o grande número de pessoas que compuseram a equipa responsável pela batalha, desde operadores de câmara, responsáveis pelas roupas, entre muitos outros.

500 extras

O trailer e as fotos do próximo episódio já nos mostraram que dois grandes exércitos se irão defrontar. Como tal, foi necessário meio milhar de extras para representar arqueiros, Selvagens e soldados que lutam com espadas ou lanças. Cada um dos exércitos foi treinado em separado para criar uma verdadeira rivalidade entre eles. Efeitos visuais foram usados para que cada exército parecesse ser composto por milhares de pessoas.

160 toneladas de gravilha

A chuva que caiu durante as gravações tornou o local bastante lamacento. Os cavalos não gostam de lama, por isso teve ser utilizada gravilha para que os animais tivessem alguma tração.

70 cavalos

Este foi um dos aspetos mais difíceis da batalha. Atualmente, apenas vemos cavalos em grandes produções de Hollywood, que têm enormes orçamentos. Tal acontece por estes animais serem muito difíceis de coordenar e muito caros. Adicionar cavalos a uma cena faz com que esta demore o dobro do tempo a ser gravada. Nos livros, é frequente existirem cenas que envolvem cavalos, cenas estas que foram adaptadas para a televisão sem os animais.

25 duplos

Alguém tem de cair dos cavalos e ser espancado…

25 dias de gravações

A maior parte das séries televisivas precisa de 8 a 12 dias para gravar um episódio. Game of Thrones demorou 25 dias a gravar só a sequência da batalha (o episódio será também constituído por outras cenas, não apenas por luta).

4 equipas de filamgem

Muito dinheiro

A EW não sabe dizer ao certo quanto custou este episódio. O que se sabe é que a sexta temporada de Game of Thrones custou, em média, 10 milhões de dólares por episódio. Como tal, uns episódios custaram menos que este número… e outros bem mais. Possivelmente, a ‘Batalha dos Bastardos’ será o episódio mais caro da temporada.

O único número que falta sabe é o de mortes. Para isso ainda teremos de esperar mais uns dias.

Fonte: EW


O episódio nove da sexta temporada de Game of Thrones estreia no domingo na HBO e no dia seguinte no Syfy Portugal.

S06E09 “Battle of the Bastards” [Promo]

About Lyanna

Nascida nos reinos gelados do Norte, Lyanna esconde muitos mistérios. O que não é segredo é a sua paixão pelo mundo de Gelo e Fogo, que gosta de partilhar com todos à sua volta.