[Spoilers] O que nos diz o primeiro trailer da sexta temporada?

https://www.youtube.com/watch?v=CuH3tJPiP-U

A HBO decidiu surpreender-nos e lançou ontem o primeiro trailer da sexta temporada de GoT. Analisámos todas as cenas presentes no vídeo para tentarmos perceber o que cada imagem nos diz. Aqui fica a nossa opinião.

O texto que se segue contém spoilers e muita especulação! 0 1 1.1

O vídeo começa com imagens da Muralha, de Castelo Negro… e de Jon Snow morto. Foi exatamente assim que a quinta temporada terminou: com Jon abandonado, a sangrar até à morte.

2

Um barco dornês que de certo traz Jaime e o corpo de Myrcella.

3

Jaime faz uma promessa a Cersei: vão recuperar tudo aquilo que perderam e ainda mais. Só se está a esquecer do pormenor de que perderem dois dos seus três filhos…

“We’re the only ones who matter and everything they’ve taken from us we’re going to take back and more.”

4

Cersei parece estar à espera de algo. Tendo em conta imagens que foram reveladas em Outubro, Cersei pode estar à beira-mar à espera de Myrcella e de Jaime.

5

Davos junto aos restos de uma fogueira. O nosso palpite é que se trata do local onde Shireen foi queimada.

6 7

Bolton pai e Bolton filho. Ramsey parece receber más notícias do pai e mostra-se preocupado. Terá ficado a saber da fuga de Sansa e de Theon?

8

Um corpo esfolado a arder numa cruz, o que nos remete para o símbolo dos Bolton. Ao fundo podemos ver um exército. Esta parece ser uma imagem da grande batalha do Norte que se avizinha.

8.1

Um momento verdadeiramente comovente entre Melisandre e Davos. A sacerdotiza vermelha admite que a grande vitória que viu nas chamas era uma mentira. Mel parece destroçada.

“The great victory I saw in the flames … all of it was a lie.”

9 10 11

Jorah e Daario, a equipa improvável, vão em busca de Daenerys. Jorah encontra mesmo o anel que ela deixou para que a seguissem, no último episódio da temporada passada.

12 13 14

Daenerys com os Dothraki, aparentemente a ser tratada como uma prisioneira (de facto, na primeira imagem até parece que Dany tem as mãos atadas). A história de Daenerys parece estar a fechar um ciclo: a sua aparência faz lembrar a da primeira temporada e está de novo no meio dos Dothraki, provavelmente a caminho de Vaes Dothrak.

15

O Alto Pardal faz uma ameaça: os seus seguidores podem destruiu um império. Na nossa opinião, está a falar com Jaime, que terá ido pedir a libertação de Margaery.

“Every one of us is poor and powerless, yet we can overthrow an empire.”

16

A paisagem e as lulas gigantes nos estandartes não deixam margem para dúvidas: esta é uma imagem das Ilhas de Ferro. Deverá tratar-se da Assembleia de Homens Livres para decidir o seu próximo governante, depois da morte de Balon Greyjoy.

17

Sansa parece ter encontrado abrigo. Terá ido para a Muralha encontrar-se com Jon ou estará junto de algum aliado dos Stark?

18

Tyrion aparece num local escuro e com um ar de medo, enquanto o ouvimos dizer a alguém que essa pessoa agora faz parte do “grande jogo” e que isso é assustador.

“You’re in the great game, now. And the great game is terrifying.”

Estará Tyrion a tentar libertar os dragões? Sabemos que, nos livros, Quentyn Martell tentou domar os filhos de Daenerys, o que culminou na sua morte. Esperamos que Tyrion não tenha o mesmo fim.

19

Drogon parece continuar à solta.

20 21 22

Lancel decide confrontar Cersei, que escolhe o caminho mais violento. Tendo em conta que a Rainha Mãe tem Robert Strong do seu lado, podemos prever que Lancel poderá não ver o final da temporada…

“Order your man to step aside or there will be violence.”

“I choose violence.”

23

O homem mais à esquerda deste grupo relembra-nos Ned Stark. Tendo em conta a paisagem, achamos que se trata de Ned e dos seus homens na Torre da Alegria, a tentar salvar Lyanna.

24

Homens da Patrulha da Noite, incluindo Alliser Thorne e Bowen Marsh, tentam arrombar uma porta.

25 26

Cersei e Tommen parecem estar a dirigir-se para o mesmo local (ou estamos apenas a ser enganados pela edição…) e parece tratar-se de algo sério. Poderá ser o julgamento de Cersei, que pode muito bem escolher um julgamento por combate. Tendo em conta as declarações recentes de Ian McShane, iremos ver Robert Strong/Gregor Clegane, a defender Cersei, contra o seu irmão Sandor, a lutar pela Fé?

27

Mais uma imagem da Grande Batalha do Norte. Parece-nos seguro apostar que este será o foco do episódio nove da sexta temporada.

28

Não é possível afirmar a quem pertencem estes barcos. Pode tratar-se da frota das Ilhas de Ferro ou do barco onde se encontram Sam e Gilly.

29

Arya vai continuar a ser mal tratada na Casa do Preto e Branco…

30

Littlefinger parece ter chegado ao Norte. Esperemos que tenha trazido consigo as forças do Vale para se juntarem à causa contra os Bolton.

31

Margaery presa, tal como da última vez que a vimos.

32 33

Estas foram das imagens que nos deixaram mais intrigados. Para além de não conseguirmos identificar nenhuma das personagens, é interessante o facto de o cavaleiro estar a usar fogo para derrotar o seu oponente. Ao princípio até quisemos pensar que este é o Coldhands, mas depressa percebemos que estávamos a sonhar alto… Será apenas alguém a lutar contra um wight?

34 35 36

Arqueiros, provavelmente dos Bolton, durante a Grande Batalha do Norte.

37

Uma explosão na pirâmide onde Daenerys habitava em Meereen. Parece que a vida de Tyrion e companhia não vai ser fácil…

38

Theon parece estar a ser perseguido por um homem dos Bolton, mas algo desvia a sua atenção. Talvez Brienne em seu auxílio?

39 40

A primeira imagem de Euron Greyjoy, tio de Theon e irmão de Balon. Aqui está a ser “afogado” (um velho costume das Ilhas de Ferro), provavelmente pelo seu irmão Aeron.

41

Parece que a paixão entre Cersei e Jaime se reacendeu…

42 43

Brienne a matar um soldado. Na nossa opinião, será um dos homens dos Bolton que andam à procura de Sansa e de Theon.

44

Uma mão junto das chamas, provavelmente de Melisandre.

45

Mais uma imagem do Hall of Faces, que tanto temos visto nas últimas semanas.

46

Melisandre a tentar seduzir alguém. Tendo em conta que Mel costuma praticar esta ação para obter poder (como aconteceu com Stannis, que tinha sangue de rei), quem será o alvo da sacerdotisa?

47

Mais uma imagem de Jon morto. Junto a ele parece estar um dos seus Irmãos da Patrulha.

48

Arya a fugir de alguém. A julgar por informações já reveladas, estará a fugir da criança abandonada.

49

Soldados armados com escudos dos Bolton, na Grande Batalha do Norte.

50

A personagem da direita parece ser Yara Greyjoy, a beijar uma mulher desconhecida.

51

Euron Greyjoy junto a uma ponte, numa noite de tempestade. Esta imagem pode muito bem vir a confirmar uma teoria com origem nos livros: Euron matou Balon Greyjoy. Vejamos: oficialmente, Balon morreu ao cair de uma ponte numa noite de tempestade, o que foi apenas um infeliz acidente. Nos livros, Euron chega às Ilhas de Ferro poucos dias após a morte do irmão, o que, para muitos, é bastante suspeito. Se esta for mesmo a cena que pensamos ser, a série pode vir a mostrar que a morte de Balon não foi um mero acidente e que, de facto, Euron é o culpado.

52

Mais uma cena do flashback da Torre da Alegria. Um jovem Ned Stark está a lutar contra um soldado Targaryen, possivelmente Arthur Dayne.

53

Tormund durante a Grande Batalha do Norte.

54 55

Mais imagens da Grande Batalha do Norte. Na primeira, podemos ver alguém que se parece com… Jon Snow. Contudo, não conseguimos afirmar que se trata mesmo de Jon – é impossível ver a cara com detalhe e há muitos homens com cabelo escuro e comprido no Norte…

56

Na quinta temporada vimos Cersei a ajoelhar-se perante o Alto Septão. Agora é a vez de Margaery confessar os seus pecados.

57

Outra imagem intrigante para nós. Este grupo parece estar a agredir alguém… talvez na Casa do Preto e Branco?

58

Arya, ainda cega. Em imagens anteriores é possível ver que Arya já tem a sua visão restaurada, pelo que contamos que esta seja apenas uma situação passageira, tal como nos livros.

59

Soldados de Jardim de Cima e Jaime Lannister enfrentam a Fé para libertar Margaery.

60

Sansa na correr na floresta, provavelmente a fugir dos homens dos Bolton que andam à sua procura.

61

Dothraki em batalha.

62

Os Selvagens contra os Bolton, na Grande Batalha do Norte.

63 64

Tendo em conta que Bran está de pé, de certo que esta é uma das suas visões. Terá sido Bran transportado para a batalha de Hardhome? É curioso o facto do Night’s King parecer estar a olhar para Bran; outra hipótese será estar a olhar para o que está na direção de Bran.

65 66

A última cena do trailer é a mais emocionante e a que levanta mais questões. Ouvimos Davos dizer:

“I’ve never been much of a fighter. Apologies for what you’re about to see.”

Uma primeira hipótese seria Davos sacrificar Fantasma, com a espada de Jon, para trazer Jon Snow de volta à vida. Contudo, esta hipótese parece pouco provável tendo em conta a primeira frase proferida por Davos. Se o Cavaleiro das Cebolas faz referência ao facto de nunca ter sido muito virado para a luta, é natural que o que se siga seja, precisamente, uma luta – e não um sacrifício.

Tendo em conta a imagem anteriormente apresentada onde era visível um grupo de Irmãos da Patrulha a tentar arrombar uma porta, é possível que o que esteja por trás dessa porta seja o corpo de Jon, Davos e os outros membros da Patrulha que vemos na imagem acima. Achamos que Davos está a tentar proteger o corpo de Jon, enquanto Alliser Thorne e Bowen Marsh tentam sabotar os seus planos, planos esses que podem incluir levar Jon até Melisandre para esta o ressuscitar.

Faltam menos de 50 dias para vermos novos episódios de GoT. A sexta temporada estreia a 24 de Abril na HBO e no dia seguinte no Syfy Portugal.

About Lyanna

Nascida nos reinos gelados do Norte, Lyanna esconde muitos mistérios. O que não é segredo é a sua paixão pelo mundo de Gelo e Fogo, que gosta de partilhar com todos à sua volta.