[spoilers] Foi mesmo um reencontro que vimos em “Stormborn”?

O mais recente episódio de Game of Thrones, exibido ontem no Syfy Portugal, tem deixado algumas dúvidas entre os fãs da série por todo o mundo. Em ‘Stormborn‘ Arya, durante a sua viagem para Winterfell, é cercada por uma matilha de lobos. A matilha era liderada por um lobo(a) gigante e devido a uma frase da Arya a dúvida instalou-se entre os fãs: era Nymeria, a loba gigante da Arya que ela abandonou, obrigatoriamente, na primeira temporada? Foi mesmo um reencontro que se deu ali ou era um outro lobo(a) qualquer?

Recorda aqui a cena:

Os produtores da série já se manifestaram sobre o episódio e confirmaram: sim, foi a Nymeria que apareceu junto da sua matilha. Arya na cena diz que vai para Winterfell e pede-lhe que a acompanhe. A loba afasta-se e desaparece e Arya diz “não és tu”. Muitos pensaram que a frase implicaria que aquela não era a Nymeria mas segundo os produtores o objetivo destas últimas palavras ditas por Arya era mostrar, que tal como a sua dona, Nymeria é uma loba livre e não se prende a ninguém. A frase é também uma referência a uma fala da Arya ao seu pai (Ned Stark) na primeira temporada. Ned diz-lhe que tinha imaginado para Arya uma vida de “lady”, ao qual ela lhe respondeu que essa não era ela.

 

“Nós vimos a Nymeria pela última vez quando Arya fez com que ela fugisse porque ela queria salvar a vida dela. Ela sabia que Cersei iria matá-la se a encontrasse. Quando ela finalmente encontra novamente a Nymeria, ou a Nymeria a encontra, obviamente ela quer que a Nymeria vá para casa com ela e seja a sua companheira. Mas (Nym) encontrou a sua própria vida”.

David Benioff

“A Arya não é domesticada, e faz todo o sentido que também a sua loba não o seja. Em primeiro lugar a  Arya ficou de coração partido, mas depois ela percebeu que a loba fez exatamente aquilo que ela faria.”

Dan Weiss

 

“Desde que a série ‘livrou-se’ da Nymeria, essa é uma das perguntas (para quando o reencontro?) que mais recebo no Twitter. E é ainda mais interessante que elas não vivam felizes para sempre. A Nymeria criou o seu próprio mundo e a sua própria matilha e não está pronta para ser o animal de estimação da Arya. Ser o animal de estimação de alguém reverteria tudo o que ela aprendeu até então. Então elas apenas observam-se uma à outra e seguem os seus caminhos.”

Maisie Williams

 

Mais informações sobre estas cenas no Por dentro do Episódio de ‘Stormborn’.

About Jon

Nascido entre o Gelo e o Fogo, descendente de duas das grandes casas de Westeros, Targaryen e Stark. Um apaixonado por este mundo que nos seus tempos livres dedica-se a fazer aquilo de que mais gosta, descobrir e dar a conhecer mais sobre este mundo.