Serão os Targaryen imunes ao fogo?

hatching-of-the-dragons

A relação dos Targaryen com o fogo tem causado alguma polémica e deixado muitas pessoas confusas. Serão os Targaryen realmente imunes ao fogo?

Alguns acontecimentos de ‘As Crónicas de Gelo e Fogo’ levam a que alguns leitores acreditem na hipótese de que os Targaryen são imunes ao fogo, hipótese essa que é suportada com algumas argumentações baseadas em momentos vividos por Daenerys Targaryen.

  • Que eventos levam os leitores a pôr em questão que os Targaryen são imunes ao fogo?

1. No primeiro livro “A Guerra dos Tronos” (Vol. 02 A Muralha de Gelo em Portugal) Daenerys preparou uma pira onde queimou o corpo de Drogo bem como Mirri Maz Duur, sendo que esta última foi queimada viva. Daenerys entrou na fogueira e após o que se supõe ter sido um ritual mágico que ali se realizou ela saiu ilesa, sem qualquer queimadura, onde só o cabelo e as roupas que vestia arderam. Este momento culminou também no nascimento dos seus três dragões, Drogon, Viserion e Rhaegal. Foi este momento que rendeu a Daenerys o título de “A Não-Queimada”.

Quando o fogo enfim morreu e o chão ficou suficientemente frio para poder ser atravessado, Sor Jorah Mormont encontrou-a entre as cinzas, rodeada por toros enegrecidos, bocados de brasas incandescentes e os ossos queimados de homem, mulher e garanhão. Estava nua, coberta de fuligem. com as roupas transformadas em cinza, o belo cabelo esturricado e desaparecido… mas incólume.

Daenerys | A Muralha de Gelo

400px-Khal_Drogo_funeral_Pyre_by_Kim_Pope
Daenerys junto à pira de Drogo.

2. No quinto livro (vol. 10 Os Reinos do Caos em Portugal) Drogon invade a Arena de Daznak, no que se acredita que tenha sido atraído pelo cheiro do sangue que exalava daquele lugar. Daenerys tenta controlá-lo e domá-lo e há quem entenda que nesse momento ele tenha expelido fogo sob a Mãe dos Dragões.

– Não – gritou, brandindo o látego com toda a força que tinha no corpo. O dragão puxou a cabeça para trás. – Não – voltou a gritar. – NÃO! – As farpas arranharam-no ao longo do focinho. Drogon levantou-se, cobrindo-a com a sombra das asas. Dany brandiu o chicote contra a barriga escamosa do dragão, de um lado para o outro até que o braço começou a doer-lhe. O longo pescoço serpentino do dragão dobrou-se como o arco de um arqueiro. Com um sssssss, o dragão cuspiu fogo negro para cima dela. Dany precipitou-se por baixo das chamas, brandindo o chicote e gritando: – Não, não, não. Para BAIXO! – O rugido que lhe respondeu estava cheio de medo e fúria, cheio de dor. As asas do dragão bateram uma vez, duas…

… e dobraram-se.

Daenerys | Os Reinos do Caos

Marc_Simonetti_mother_and_son
Daenerys na Arena de Daznak.

 

Para o momento descrito no ponto 1, George R.R. Martin já se pronunciou sobre ele várias vezes, descrevendo-o como um “milagre” e que foi algo momentâneo. George revelou ainda uma informação que nos pode ajudar a entender a cena do primeiro livro (A Guerra dos Tronos) em que Daenerys entra numa banheira de água quente.

Shaw: Todos os Targaryen são imunes ao fogo?

Martin: Não, não há Targaryens imunes ao fogo. A coisa com Dany e os dragões, foi apenas um acontecimento mágico de uma só vez, muito especial e único. Os Targaryen podem tolerar um pouco mais o calor do que a maioria das pessoas comuns, eles gostam de banhos muito quentes e coisas do género, mas isso não significa que eles são totalmente imunes ao fogo. Por outro lado, os dragões são praticamente imunes ao fogo.

George R.R. Martin | Interview with the Dragon | 2003

Relativamente ao evento relatado no ponto 2, as interpretações divergem. A citação não é 100% clara relativamente a se o fogo atinge ao não Daenerys. No entanto nesse mesmo capítulo temos um momento antes disso em que Daenerys reconhece que Drogon a poderá queimar.

Estou a olhar para o inferno, mas não me atrevo a afastar o olhar. Nunca tivera tanta certeza de nada. Se fugir dele, ele queimar-me-á e devorar-me-á.

[…]

Drogon rugiu-lhe em cheio na cara, com um hálito suficientemente quente para encher a pele de bolhas.

Daenerys | Os Reinos do Caos

O capítulo seguinte de Dany  [o último dela no vol. 10] vem ajudar a esclarecer que ela não é imune ao fogo, pois é dito que ela tem as mãos queimadas e com bolhas.

[…] Doíam-lhe os músculos e sentia-se como se tivesse o inicio de uma febre. As rochas tinham-lhe esfolado as mãos, deixando-as em carne viva. Mas estão em melhor estado do que estavam, decidiu enquanto arrancava uma bolha rebentada. Tinha a pele rosada e dorida e um fluido pálido e leitoso escorria-lhe das palmas estaladas das mãos, mas as queimaduras estavam a sarar.

Daenerys | Os Reinos do Caos

Barristan Selmy, no capítulo O Mão da Rainha, nota que viu o cabelo de Daenerys a ardar e que ela mesma também ardia (possivelmente eram as suas roupas junto ao corpo a arder, mas não deixa de ser uma nota a considerar).

– Não – disse em voz alta. – Daenerys não está morta. Ela ia montada no dragão. Eu vi-o com os meus próprios olhos. – Já dissera o mesmo cem vezes… mas cada dia que passava tornava mais dificil de acreditar. Ela tinha o cabelo em fogo. Também vi isso. Estava a arder… e, se não a vi cair, há centenas que juram ter visto.

O Mão da Rainha | Os Reinos do Caos

Daenerys a Drogon a levantar voo de Daznak.
Daenerys a Drogon a levantar voo de Daznak.

Por fim, alguns fãs andar a ler demais a cena de A Guerra dos Tronos em que os dragões nascem – deixem-me dizer que, nunca foi caso de todos os Targaryen serem imunes ao fogo em todos os momentos.

George R.R. Martin | Egg and the Targaryens| 1998

Granny: OS Targaryen tornam-se imunes ao fogo quando se “ligam” com os seus dragões?

Martin: Granny, obrigado por perguntar isso. Assim dá-me a oportunidade de esclarecer um equívoco comum. Os TARGARYENS não são imunes ao FOGO! O nascimento dos dragões de Dany foi algo único, mágico, maravilhoso, um milagre. Ela é chamada de A Não-queimada, porque ela entrou nas chamas e sobreviveu. Mas o seu irmão de certeza não era imune a ouro derretido.

Revanshe: Então ela não será capaz de fazê-lo novamente?

Martin: Provavelmente, não.

George R. R. Martin | Transcript of Chat George R.R. Martin| 1999

A Tragédia de Solarestival

A tragédia que se deu no ano de 259DD no palácio/castelo de Solarestival é um outro acontecimento que nos mostra que os Targaryen não são imunes ao fogo. Um incêndio de grandes proporções deflagrou no castelo, deixando-o em ruínas. O Rei Aegon V e o seu filho e herdeiro o Principe Duncan morreram no incêndio, que se acredita ter-se originado a partir de uma tentativa de fazerem nascer dragões, ao chocarem ovos antigos com fogovivo.

[extra] + Solarestival na história de Aerys II

Tragédia de Solarestival.
Tragédia de Solarestival.
  • Mais casos que comprovam que os Targaryen não são imunes ao fogo

Durante o período conhecido como Dança dos Dragões, Rhaenys Targaryen, montada no seu dragão Meleys, enfrentou Aegon II (que montava o dragã0 Sunfyre) e Aemond Targaryen (que montava Vhagar). Do embate entre os três dragões apenas Meleys morreu e um corpo carbonizado foi encontrado ao seu lado. Crê-se que esse corpo tenha sido o de Rhaenys.

Aegon II sofreu graves queimaduras durante essa mesma batalha. Apesar de não ter falecido, a armadura derreteu junto do seu braço esquerdo, e demorou um ano para se recuperar, tendo de ficar sob constante efeito de leite da papoila.

Baela, filha do Príncipe Daemon, montou o dragão Moondancer e combateu Aegon II e Sunfyre em Pedra do Dragão após a recuperação destes. Durante o duelo, os dois dragões caíram, e Baela foi encontrada queimada e aleijada, mas viva, após a queda.

1507-1Rhaenyra também foi vítima do fogo de dragão. Ao recolher-se para Pedra do Dragão, ela foi emboscada, capturada e dada a Sunfyre para que este a devorasse. Ao princípio o dragão não mostrou interesse em Rhaenyra, mas após um corte feito no seu peito expondo o seu sangue, Sunfyre cuspiu-lhe fogo e devorou-a aos olhos do seu filho Aegon III.

Estas informações estão presentes no conto ‘The Princess and the Queen‘ escrito por Martin e que está presente no livro Dangerous Women.

Ao analisarmos todas as citações presentes em ‘As Crónicas de Gelo e Fogo‘,  as informações retiradas de ‘O Mundo de A Guerra dos Tronos’ e do conto ‘The Princess and the Queen’ bem como as declarações do autor ao longo de todos estes anos, chegámos à conclusão que os Targaryen não são imunes ao fogo, regra geral, no entanto, são tolerantes a altas temperaturas. Martin por diversas vezes deixou bem claro que essa imunidade não existe, realçando que o que aconteceu com Daenerys na pira de Drogo tratou-se de um momento mágico, provocado inocentemente ou intuitivamente por Daenerys. Não temos motivos para questionar as declarações de George pois ele é sempre direto e nunca em momento algum deu hipótese para que esta imunidade possa de facto ser real (mas que só o queira revelar mais à frente nos seus livros), pelo menos a da Daenerys.


  • Game of Thrones – Série da HBO

Em Game of Thrones já por diversas vezes que Daenerys foi posta em contacto com o fogo sem sofrer qualquer tipo de consequências, cenas essas que não estão presentes nos livros.

– [S01E06 A Golden Crown] Daenerys pega nos ovos de dragão que estão quentes e não se queima (embora esta cena possa ser justificada com o fato que os Targaryen suportam até uma temperatura mais elevada);

fgh
Daenerys a segurar o ovo de dragão.

– [S02E10 Valar Morghulis] Na Casa dos Imortais, o fogo que os seus dragões expelem passa por junto a ela sem deixar qualquer tipo de queimadura;

Daenerys_and_dragons_2x10
Daenerys na Casa dos Imortais.

– [S06E04 Book of the Stranger] Quando Daenerys é levada pelos Dothraki para Vaes Dothrak, ela arma um plano para matar todos os Khals ao incendiar o templo das Dosh khaleen;

Sem Título
Daenerys no templo das Dosh khaleen.

Daniel Brett Weiss pronunciou-se acerca dessa imunidade logo após a exibição do episódio ‘Book of the Stranger‘ (S06E04). Na série, eles querem dar um passo maior e mostrar uma Daenerys imune ao fogo, como tendo um superpoder.

Já à muito tempo que os produtores de Game of Thrones e o próprio Martin estão constantemente a avisar os fãs que “os livros são os livros e a série é a série” por isso, e caso não venhamos ainda a ser surpreendidos relativamente a isto, só nos resta saber aproveitar o melhor dos dois mundos pois quer uma quer a outra versão da Daenerys promete grandes momentos e bons desenvolvimentos para os fãs.

23


Fontes: A Wiki of Ice and Fire | Game of Thrones Br | Westeros.Org | Internet Archive | Winter is Coming | As Crónicas de Gelo e Fogo | Dangerous Woman | O Mundo de A Guerra dos Tronos

About Jon

Nascido entre o Gelo e o Fogo, descendente de duas das grandes casas de Westeros, Targaryen e Stark. Um apaixonado por este mundo que nos seus tempos livres dedica-se a fazer aquilo de que mais gosta, descobrir e dar a conhecer mais sobre este mundo.