Recapitulando o final da quinta temporada de Game of Thrones

A sexta temporada de Game of Thrones estreia hoje na HBO mas só amanhã chega a Portugal pelas 22h:10 no Syfy Portugal. No entanto, é tempo de recapitularmos tudo o que aconteceu no final da quinta temporada para nos prepararmos para o regresso da série.

[obviamente, este artigo contém spoilers da quinta temporada de Game of Thrones ]

| Sam e Gilly

Em Castelo Negro, Sam pede a Jon Snow para o deixar partir com Gilly e o bebé para Vilavelha a fim de se tornar um Meistre na Cidadela. Jon ainda tenta argumentar que precisa dele ali, mas Sam convence o seu amigo e também comandante que tornar-se Meistre é um bem necessário e Jon conde-lhe permissão para partir.

| Stannis  Baratheon e Selyse Baratheon

Depois de terem sacrificado Shireen no episódio anterior (The Dance of Dragons) Stannis parece ter conseguido o milagre que queria uma vez que a neve começa a derreter para que ele possa avançar com as suas tropas até Winterfell. No entanto Selyse parece não ter aguentado o sacrifício que fizeram com a filha e pôs fim à sua vida.

Sem Título

Com Selyse e Shireen mortas e Melisandre a abandonar o acampamento Stannis mais sozinho do que nunca só lhe resta continuar com o plano para a frente e marcha até Winterfell. As suas forças são dizimadas e ele é morto por Brienne que o encontra ferido no campo de batalha.

| Sansa Stark e Theon Greyjoy / Reek

Enquanto decorria a batalha nos arredores de Winterfell, Sansa e Theon aproveitaram a ausência de Ramsay para fugirem. No entanto antes da fuga são ainda barrados por Myranda que acaba por morrer ao ser empurrada do topo das muralhas de Winterfell por Theon. O último vislumbre que temos de Sansa e Theon são os dois a saltarem (mas ao contrário de Myranda eles ao que tudo indica caem sobre um bom manto de neve).

 

| Jaime Lannister, Myrcella Baratheon, Trystane Martell, Sand Snakes e Ellaria Sand

Doran Martell permitiu que Jaime e Bronn regressa-se a Porto Real levando consigo Myrcella Baratheon e ainda Trystane Martell. No entanto Ellaria envenena Myrcella (certamente as Serpentes também estão dentro do plano) que acaba por morrer nos braços de Jaime.

 

| Arya Stark

No último episódio da quinta temporada Arya conseguiu riscar mais uns dos nomes da sua lista, Meryn Trant.

No entanto as coisas não terminam bem para Arya uma vez que ficou cega na sua última cena da quinta temporada.

 

| Cersei Lannister

Depois de confessar os seus pecados, o Alto Pardal deixou que Cersei regresse à Fortaleza Vermelha onde irá aguardar o seu julgamento. No entanto antes ela precisarou de cumprir a sua penitência. Completamente despida e com o cabelo rapado, ela caminhou pelas ruas de Porto Real enquanto era atacada pelo povo com todo o tipo de coisas.

| Daenerys Targaryen

Depois de sofrer um atentado no episódio “The Dance of Dragons”  durante a reabertura da Arena de Daznak, Daenerys foi salva por Drogon num momento em que quase já não havia esperança para que a Mãe dos Dragões e para os seus companheiros. Drogon não só salvou Daenerys como a sua invasão ainda permitiu que Tyrion, Daario, Jorah e Missandei se salvassem.

No último episódio ela está perdida com Drogon (que se encontra ferido) numa zona montanhosa e são encontrados por um enorme grupo Dothraki.

| Jon Snow

O episódio termina com um dos momentos mais chocantes de toda a série. Jon Snow caiu numa emboscada provocada pelos patrulheiros e foi esfaqueado por eles até morrer (ele morreu mesmo agora se vai ressuscitar isso já é outra história).


A sexta temporada está quase aí! Amanhã pelas 22h10 no Syfy Portugal.

About Jon

Nascido entre o Gelo e o Fogo, descendente de duas das grandes casas de Westeros, Targaryen e Stark. Um apaixonado por este mundo que nos seus tempos livres dedica-se a fazer aquilo de que mais gosta, descobrir e dar a conhecer mais sobre este mundo.