Lena Headey fala sobre a Caminhada da Penitência de Cersei

No capítulo final da quinta temporada de Game of Thrones, Cersei Lannister confessa (em parte) os seus pecados perante o Alto Pardal que postariormente à confissão, permite que Cersei regresse à Fortaleza Vermelha onde irá aguardar julgamento pelas restantes acusações de que é alvo, mas só depois de cumprir a penitência que lhe é atribuída, apresentado-se como veio ao mundo perante o povo.

A penitência de Cersei foi uma cena tão cruel que, quando os produtores pediram permissão para filmá-la na cidade de Dubrovnik (Croácia), inicialmente a cidade recusou-se a ter uma mulher nua a desfilar pelas suas ruas. Posteriormente os responsáveis pela cidade cederam na condição de que as filmagens não acontecessem junto da igreja local.

De acordo com Lena Headey, toda a caminhada levou três dias a ser filmada. E, embora na maior parte da cena, não seja de facto o corpo da atriz exposto mas sim o de uma dupla com o rosto coberto, ela ainda assim quis fazer todo o comprimento pelas ruas, e experimentar o terror de ser maltratada por uma multidão.

“Não é fácil quando as pessoas estão a gritar connosco e nós parecemos de facto uma merda, estamos a ser humilhados… uma parte de nós sente-se verdadeiramente aterrorizada. Eu não consigo imaginar o porquê de que as pessoas querem o sangue (morte) dela. Cersei fez coisas erradas, mas ela não merece isso. “

 

Martin baseou-se num evento história de 1400 para a caminhada de Cersei Lannister. “Ainda hoje o fazem. Eles levam as mulheres para a rua a apredejan-nas até à morte.” disse Headey sobre as contantes humilhações públicas que as mulhres ainda sofrem nos dias de hoje.

“Eu acho que ninguém merece este tipo de tratamento… Ela foi espancada, esteve dias à fome e foi humilhada. Ela pensa que quando está a confessar-se, que realmente é apenas isso que está a acontecer, ela está de joelhos em frente ao Alto Pardal, e está, em parte, a mentir. Ela acho que aquilo que está a fazer a vai fazer sair dali. Só que ela não imagina aquilo que está por vir quando ela sai de lá, não faz ideia do que eles vão raspar-lhe o cabelo, tal como aconteceu com Aslan.”

Lena Headey diz que não faz ideia do que espera Cersei na próxima temporada, mas ela avisa que:

“Eu acho que ela tem algumas pessoas para matar depois do que lhe fizeram”.

 

About Jon

Nascido entre o Gelo e o Fogo, descendente de duas das grandes casas de Westeros, Targaryen e Stark. Um apaixonado por este mundo que nos seus tempos livres dedica-se a fazer aquilo de que mais gosta, descobrir e dar a conhecer mais sobre este mundo.