HBO confirma paternidade de Jon Snow

Depois de no último episódio da sexta temporada de Game of Thrones, “The Winds of Winter”, termos visto o final do flashback da Torre da Alegria, poucas dúvidas restavam sobre quem são os pais de Jon Snow. No entanto, muitos fãs ficaram com dúvidas em relação ao pai do antigo Lorde Comandante da Patrulha da Noite – já que a identidade da mãe ficou bem clara.

32

– Ned?

– Lyanna?

– És tu? És mesmo tu? Não és um sonho?

– Não, não sou um sonho. Estou aqui. Estou aqui.

– Senti a tua falta, irmão.

– Eu também.

– Quero ser corajosa.

– E és.

– Não quero morrer.

– Não vais morrer. Tragam-lhe água!

– Não. Água, não.

– Não há aqui um Meistre?

– Ouve-me, Ned! (sussurra) O nome dele é… Se o Robert descobrir, ele mata-o, tu sabes que sim. Tu tens de o proteger. Promete-me, Ned. Promete-me. Promete-me, Ned. Promete-me.

Foi este o diálogo que vimos entre Ned e Lyanna Stark. Lyanna revela o nome do bebé a Ned (embora o público não o consiga perceber) e pede-lhe que o proteja. O nome do pai do bebé não é referido, mas na primeira parte do flashback, mostrada no episódio três (“Oathbreaker”), ficamos a saber que membros da Guarda Real estavam a guardar a Torre a mando de Rhaegar Targaryen, o príncipe herdeiro. Através de múltiplas referências ao longo da série, também sabemos que Lyanna foi (supostamente) raptada por Rhaegar.

Apesar de todas estas pistas, muitos fãs não compreenderam que Rhaegar é o pai de Jon Snow. Muitas hipóteses foram colocadas: alguns acharam que Aerys II, o Rei Louco, era o pai; outros acharam que se tratava do lendário Arthur Dayne, que estava a proteger a Torre; houve quem continuasse a achar que Ned era o pai. Para que não restem dúvidas, a HBO divulgou uma imagem que explica as diferentes relações entre várias personagens de Game of Thrones. Jon Snow está ligado a três pessoas: a Ned, o seu guardião, e a Lyanna e Rhaegar, os seus pais.

R+L=J

Uma das mais conhecidas teorias foi, finalmente, confirmada. Será que Jon irá descobrir? Que implicações terá esta revelação para a história? Começam agora os 10 longos meses de espera.

Fonte: Making Game of Thrones

About Lyanna

Nascida nos reinos gelados do Norte, Lyanna esconde muitos mistérios. O que não é segredo é a sua paixão pelo mundo de Gelo e Fogo, que gosta de partilhar com todos à sua volta.