Emilia Clarke fala sobre a cena épica que encerrou o episódio ‘Book of the Stranger’

Este artigo contém spoilers do episódio Book of the Stranger [S06E04].

5

No mais recente episódio de Game of Thrones, que teve como título Book of the Stranger, Daenerys Targaryen voltou a fazer história ao protagonizar mais uma grande cena na série. Daenerys relembrou a todos qual é o seu sobrenome, sem precisar de repetir todos os seus títulos… mais uma vez.

Enquanto todos os telespectadores esperavam que a Mãe dos Dragões fosse resgatada por Jorah e Daario, ou até mesmo por Drogon, eis que a série surpreende numa cena em que a própria Daenerys fez com que todos os dothraki (que sobreviveram) se ajoelhassem aos seus pés.

Foi muito emocionante, a cena foi arrepiante. Em todas as temporadas eu tenho sempre pelo menos um momento arrepiante. Eu levanto-me e digo, ‘eu estou a ouvir tudo o que vocês estão a dizer, mas uma coisa engraçada, eu vou matar vocês todos. Eu esqueci-me que tenho um ás no bolso de trás e agora eu vou ganhar.’

Emilia Clarke

Já à um tempo que se presume que Daenerys seja à prova de fogo, provavelmente derivado de alguma magia entre (alguns) Targaryens e os dragões. No primeiro episódio da série (Winter is Coming) Daenerys entra numa banheira com água a escaldar, e no último episódio da primeira temporada (Fire and Blood) Daenerys sai imune da pira onde queimou o corpo de Drogo, momento esse em que também nasceram os seus dragões nessa mesma pira.

No entanto, nos livros de George RR Martin, o autor defende que a imunidade de Daenerys ao fogo foi algo momentâneo (referindo-se apenas ao momento mencionado acima em que os dragões nascem). No entanto a série, parece ter dado um passo maior ao querer mostrar que Danny é imune, algo que Daniel Brett Weiss descreve como sendo um ‘superpoder’.

thrones-001

Sobre a cena que vimos em Book of the Stranger, Daniel Brett Weiss refere que foi uma solução simples, um plano onde com apenas três pessoas conseguiram matar quase uma dezena delas de forma dramática. A ajuda de Daario e Jorah foi necessária pois impediram que os Khals abandonassem o tempo em chamas, trancando as portas por fora.

Entretanto, Emilia Clarke encara a cena de uma forma diferente, e não apenas como um “simples plano”:

A ideia do que ela fez em Vaes Dothrak é algo que ela já vinha a pensar desde o início da sexta temporada, mas só quando ela vê Jorah e Daario é que fica com a certeza que pode de fato seguir com o plano, porque haverá alguém do outro lado.

Como foi dito mais acima, não era exatamente uma surpresa que Daenerys mais cedo ou mais tarde iria encontrar forma de fugir de Vaes Dothrak, mas muitos previam que isso aconteceria com a ajuda de Drogon ou pelas mãos de Jorah e Daario. Vê-la encontrar a solução por si própria também é algo que não passa despercebido. Segundo a atriz:

O renascimento de andar novamente pelo fogo, de uma forma que prova não somente para aqueles ao seu redor que ela é quem diz ser, e que eles devem-se curvar perante dela, mas também prova para ela mesma. E também é a prova de que ela não precisa de dragões para ser a líder e guerreira que ela é, e isso é o que faz dela o tipo de personagem que pode assumir o Trono de Ferro.

Agora que Daenerys conseguiu destruir os líderes dos Dothraki e demonstrou para o povo dothraki todo o seu poder, ela ganhou um exército ainda maior. Emilia defende que os dothraki eram a peça que faltavam a Daenerys.

“Ela sabe que esta era a peça que faltava. Os Dothraki são a peça que falta na sua tripulação, ao ter os Dothraki do seu lado, ela é praticamente indestrutível.”

Sobre as cenas de nudismo, antes de deixar que façam quais-queres suposições, a atriz refere que há algo que quer que todos saibam:

“Eu gostaria de lembrar as pessoas que a última vez que tirei as minhas roupas foi na terceira temporada. Isso já foi há algum tempo atrás. Agora estamos na sexta temporada. Mas isso sou eu, orgulhosa, forte. Estou a sentir-me muito feliz por ter dito ‘Sim’. Aquela não é nenhuma dupla de corpo! “

A produção gravou parte da cena em que Daenerys aparece nua num conjunto fechado em Belfast, sendo que a restante sequência com o povo Dothraki foi gravada em Espanha, sendo que a junção das duas cenas ficou a cargo da produção.

David Benioff também se pronunciou sobre a cena, tecendo largos elogios à atriz.

A Emilia foi absolutamente esmagadora. É considerada uma daquelas cenas estranhas porque ela estava a ser grava metade em Espanha e a outra metade em Belfast. Mas em grande parte devido ao desempenho dela [da atriz], a cena funciona de forma brilhante.

Devido a no ano passado um jornal ter noticiado que Emilia Clarke não gostava de fazer cenas de sexo (quando na verdade quem o afirmou foi a atriz Oona Chaplin que interpretou Talisa Stark), a atriz se mostra agora aberta para expressar tudo o que sente sobre esta cena.

É difícil ser mal interpretado e é bom ter algo como o Instagram para dizer a verdade. Quantas vezes [Daario ator] Michiel Huisman foi questionado sobre o fato de que ele tirou a roupa várias vezes? Isso alguma vez levantou uma discussão? Não. Então, eu estou a fazer isto este ano e as pessoas podem falar sobre isso que eu estarei pronta para responder a qualquer pergunta sobre isso.

got-604-0004_0


Fonte: EW [traduzido e adaptado por Game of Thrones PT]


O próximo episódio, The Door, vai para o ar no próximo domingo [22 maio] na HBO e chega a Portugal no dia seguinte às 22h10 no Syfy Portugal.

About Jon

Nascido entre o Gelo e o Fogo, descendente de duas das grandes casas de Westeros, Targaryen e Stark. Um apaixonado por este mundo que nos seus tempos livres dedica-se a fazer aquilo de que mais gosta, descobrir e dar a conhecer mais sobre este mundo.