‘A Guerra dos Tronos’ – Fãs furiosos com cena de violação

Sucederam-se críticas e ameaças de boicote à série depois de uma das personagens principais ter sido violada no último episódio do formato da HBO. Criador e atriz desvalorizam o caso

Cerca de 40 segundos. Foi o tempo necessário para que uma cena de violação, no mais recente episódio de A Guerra dos Tronos, exibido esta semana, enfurecesse os fãs daquela que uma das séries mais populares no mundo. No sexto capítulo da quinta temporada da trama inspirada na obra de George R. R. Martin, uma das personagens principais, Sansa Stark (interpretada por Sophie Turner) é forçada a ter relações sexuais, na sua noite de núpcias, com o homem com quem se viu obrigada a casar, Ramsay Bolton (Iwan Rheon).
Apesar da violação não ter sido mostrada de forma explícita no ecrã – a câmara estava focada na reação de uma terceira personagem, que assistia a um canto – a série recebeu uma avalanche de críticas de fãs. No Twitter, choveram comentários negativos à cena em questão e muitos dos espectadores, furiosos, ameaçaram nas redes sociais deixar de ver o fenómeno televisivo vencedor de 13 prémios Emmy e que é a série mais pirateada no mundo há três anos consecutivos, com exibição por cá no canal Syfy. Uma das críticas que mais vezes foi repartilhada foi a da senadora democrata do estado de Missouri, Claire McCaskill. “Não vejo mais a série. Foi uma cena de violação gratuita, nojenta e inaceitável”, escreveu a norte-americana no Twitter.

O choque por parte dos espectadores poderá também estar relacionado com o facto da violação de Sansa Stark não constar na trama de As Crónicas de Gelo e Fogo, a saga literária de George R. R. Martin que tem inspirado a série protagonizada por Peter Dinklage, Emilia Clarke, Kit Harington e Lena Headey. Face à onda de criticismo, os responsáveis e a própria atriz que protagonizou a cena já vieram defender-se e desvalorizar a questão.
O criador explicou no seu blogue: “Estou a ser inundado de e-mails e comentários sobre o episódio desta noite [domingo, nos EUA] de A Guerra dos Tronos. Ando a dizer desde a primeira temporada que este não é o sítio para debater a série”, frisou. E usou como exemplo o filme E Tudo o Vento Levou. “Quantos filhos teve Scarlett O’Hara? Três no livro. Um no filme. Nenhum na vida real. Ela era uma personagem de ficção. Nunca existiu”.
A atriz Sophie Turner, Sansa Stark na série, acrescentou: “Quando li aquela cena no guião, adorei-a. Adoro que o Ramsay obrigou o Theon a assistir a tudo. Foi tudo muito perturbador e desafiante para mim como atriz, mas secretamente adorei fazer a cena”, disse em entrevista à Entertainment Weekly.

Fonte: DN

About Jon

Nascido entre o Gelo e o Fogo, descendente de duas das grandes casas de Westeros, Targaryen e Stark. Um apaixonado por este mundo que nos seus tempos livres dedica-se a fazer aquilo de que mais gosta, descobrir e dar a conhecer mais sobre este mundo.