A Guerra dos Tronos: a série que pode unir de vez TV e cinema

A série estreia hoje em Portugal, e a imprensa nacional não deixa passar em branco. Ao longo destes dias o GOT-PT tem partilhado algumas notícias da imprensa nacional sobre a série, e hoje chega-nos mais uma.

Apresentação no cinema da 5.ª temporada, que chega hoje ao Syfy, foi um êxito de bilheteira. Irá a sétima arte agarrar a febre da TV?

Estamos a viver em plena segunda era de ouro da TV, depois de uma primeira no final dos anos 1940 e durante a década de 1950. É a opinião geral da crítica, fundamentada por claras evidências: a existência de séries com cada vez maior qualidade, o aumento do público que vê estes formatos e o extenso leque de atores que têm trocado a sétima arte pelo pequeno ecrã nos últimos anos – os exemplos são demasiados para especificar nomes.

Mas algo poderá estar a mudar a relação entre o cinema e a televisão, esta última que tem sido vista, nos últimos tempos, como a galinha dos ovos de ouro da ficção, e uma autêntica máquina de fazer dinheiro nos casos mais populares. A Guerra dos Tronos, a série mais pirateada no mundo há três anos consecutivos e o drama mais popular da memória recente no género épico, e que regressa hoje a Portugal com a sua quinta temporada no Syfy, pelas 22.20, parece ter dado a resposta. Os primeiros quatro episódios da nova temporada já circulam na net, mantendo a tradição da pirataria.
Numa experiência feita em fevereiro, em parceria com a cadeia de cinemas IMAX, nos EUA, o criador George R. R. Martin e a HBO decidiram apresentar aos fãs o primeiro trailer da nova temporada nas salas de cinema dessa empresa, antecedido dos últimos dois episódios da quarta temporada, que tinham sido já exibidos na TV há quase um ano.

 

Fonte: DN

About Jon

Nascido entre o Gelo e o Fogo, descendente de duas das grandes casas de Westeros, Targaryen e Stark. Um apaixonado por este mundo que nos seus tempos livres dedica-se a fazer aquilo de que mais gosta, descobrir e dar a conhecer mais sobre este mundo.